sábado, 15 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - TEXTO: PAUSA – Moacyr Sciliar

  • Público alvo: alunos do 9º ano.
  • Aulas previstas: 04
  • Competências e habilidades: levantar hipóteses de leitura; apreciar o momento de leitura; aumentar o vocabulário e a capacidade escritora; relacionar diferentes tipos de linguagens (textual e visual – vídeo); desenvolver e valorizar expectativas de leitura; inferir elementos da narrativa.
  • Conteúdos: gênero textual conto; estresse e rotina na vida pessoal e nos relacionamentos.
  • Estratégias: sondagem oral, levantamento de hipóteses, uso de vídeos e dicionários.
  • Avaliação: produção de um pequeno texto oral ou escrito e/ou desenho.
Aula 1 e 2:
1) O professor escreverá na lousa o título do texto para iniciar o levantamento de hipóteses com perguntas orais do tipo “Vocês sabem o que significa pausa? Qual será o assunto de um texto que leva esse título?”
2) Leitura do conto para a apreciação. Seria interessante parar de ler no 12º parágrafo para voltar a instigar a curiosidade dos alunos, perguntando se eles acham que o homem estava mesmo indo trabalhar, e se não, o que eles acham que o homem estava indo fazer no hotel.
3) Após o término da leitura, checar as hipóteses levantadas no começo e no meio do texto.
4)
O professor pode utilizar a sala de informática ou o Datashow para assistir ao vídeo PAUSA FA521 no Youtube, com a finalidade de ajudá-los a compreender melhor sobre o estresse do dia a dia e a necessidade das pessoas terem uma “pausa” para descanso.
Aula 3 e 4:
5) Leitura em voz alta pelos alunos: escolher quatro voluntários para fazer a leitura com divisão de personagens e narrador. Para complementar, grifar as palavras desconhecidas para que pudéssemos inferir o significado de cada uma, checando tudo no dicionário.
6) Nesse momento, relembrar os elementos das narrativas e identificá-las no conto.

7) Para finalizar, os alunos deverão escrever algumas linhas explicando os motivos do homem querer uma pausa. Caso a sala apresente alunos com problemas mais sérios de aprendizagem, essa atividade poderia ser feita também oralmente e/ou pedindo para os alunos fazerem um desenho explicando o que entenderam do texto, podendo ser uma das cenas descritas no conto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário