- Público alvo: alunos do 9º ano.
- Aulas previstas: 04
- Competências e habilidades: levantar hipóteses de leitura; apreciar o momento de leitura; aumentar o vocabulário e a capacidade escritora; relacionar diferentes tipos de linguagens (textual e visual – vídeo); desenvolver e valorizar expectativas de leitura; inferir elementos da narrativa.
- Conteúdos: gênero textual conto; estresse e rotina na vida pessoal e nos relacionamentos.
- Estratégias: sondagem oral, levantamento de hipóteses, uso de vídeos e dicionários.
- Avaliação: produção de um pequeno texto oral ou escrito e/ou desenho.
Aula 1
e 2:
1) O
professor escreverá na lousa o título do texto para iniciar o levantamento de
hipóteses com perguntas orais do tipo “Vocês sabem o que significa pausa? Qual
será o assunto de um texto que leva esse título?”
2) Leitura
do conto para a apreciação. Seria interessante parar de ler no 12º parágrafo
para voltar a instigar a curiosidade dos alunos, perguntando se eles acham que
o homem estava mesmo indo trabalhar, e se não, o que eles acham que o homem
estava indo fazer no hotel.
3) Após o término da leitura, checar as hipóteses levantadas no
começo e no meio do texto.
4) O professor pode utilizar a sala de informática ou o Datashow para assistir ao vídeo PAUSA FA521 no Youtube, com a finalidade de ajudá-los a compreender melhor sobre o estresse do dia a dia e a necessidade das pessoas terem uma “pausa” para descanso.
4) O professor pode utilizar a sala de informática ou o Datashow para assistir ao vídeo PAUSA FA521 no Youtube, com a finalidade de ajudá-los a compreender melhor sobre o estresse do dia a dia e a necessidade das pessoas terem uma “pausa” para descanso.
Aula 3
e 4:
5) Leitura em voz alta pelos alunos: escolher quatro voluntários para fazer
a leitura com divisão de personagens e narrador. Para complementar, grifar as
palavras desconhecidas para que pudéssemos inferir o significado de cada uma,
checando tudo no dicionário.
6) Nesse
momento, relembrar os elementos das narrativas e identificá-las no conto.
7) Para
finalizar, os alunos deverão escrever algumas
linhas explicando os motivos do
homem querer uma pausa. Caso a
sala apresente alunos com problemas mais sérios de aprendizagem, essa atividade
poderia ser feita também oralmente e/ou pedindo para os alunos fazerem um
desenho explicando o que entenderam do texto, podendo ser uma das cenas
descritas no conto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário