segunda-feira, 22 de junho de 2015

Encenação da série The Simpsons

Muitas vezes, o professor se depara com o desafio de incentivar seus alunos falarem a língua inglesa. Esse plano é baseado em um trecho do desenho animado “Os Simpsons”, que, por ser muito conhecido e apreciado pelos adolescentes, acaba servindo como ótimo incentivo para a realização do projeto.

Como o projeto se desenvolveu:
1º- Apresentação da proposta de trabalho aos alunos.
2º – Assistimos ao vídeo do trecho a ser encenado em inglês e sem legendas a fim de discutirmos o contexto geral da cena. 
3º – Leitura do script xerocado em inglês e tradução conjunta das falas. O professor lê em voz alta fala por fala e ajuda os alunos com a tradução (que deve ser anotada na folha, abaixo de cada fala)
4º- Treinamento: o professor lê fala por fala e os alunos repetem. É importante ler as frases lentamente no começo e dividir as frases longas em poucas palavras por vez. Essa etapa pode durar várias aulas.
5º- Divisão dos grupos: escolha de cada personagem levando em consideração a habilidade de cada aluno e a identificação com a personagem.
6º- Preparação para a gravação: os grupos devem treinar as falas e, só depois, gravá-las somente em áudio. O professor deve ouvir e corrigir a pronúncia, se necessário.
7º- Filmagem: os grupos devem se reunir para filmar a cena, caracterizados de acordo com o personagem que irão representar. Devem usar a criatividade para adaptar a cena. Eles poderão editar o vídeo a fim de torná-lo mais atrativo.
8º- Apresentação: os vídeos devem ser enviados ao professor. Será combinada uma data para a apresentação e socialização de todos os vídeos produzidos pelos alunos.

Objetivos: incentivar a prática da língua inglesa; promover e incentivar atividades de listening (escuta) e pronúncia em inglês; aumentar o vocabulário dos alunos.

Considerações: Esse projeto se encaixa perfeitamente com a proposta curricular do Estado de SP, principalmente da 2ª série do Ensino Médio, que aborda a mídia e os programas de TV.


O trecho do episódio usado na minha aula.
Trabalhos desenvolvidos pelos meus alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário